Data e Hora
Untitled
Eleições chegando e daí?
26/09/2016 - 21h04 em Opinião

 

As eleições para prefeito, vi-ce prefeito e vereador estão se aproximando, e você já sabe ou já procurou conhecer quem irá escolher para votar?

Muitas pessoas, não dão a menor importância para isso, com essa atitude indiferente estão dizendo inconcientemente; eu não me importo com o meu munícipio, minha cidade e não ligo para o meu país. Essa atitude é resultante devido;

  • Á explosão de escândalos de corrupção que têm crescido descaradamente em nosso país, o político é visto com maus olhos por grande parte da população.
  • Alienação, é comum ouvir de alguém tecer comentários a respeito de determinado político, que conta sobre boas ações e propostas como também faz cometários negativos e espalha aos quatro ventos, mas basta fazer algumas perguntas simples como; De que fonte você tirou essa informação? Ou Que provas você têm para me confirmar a veracidade dessas infomações? Me conte mais sobre este caso? Ao fazer essas simples perguntas, logo persebemos que tal informação foi apenas repassada, sem o real conhecimento de causa, por parte de quem está transmitindo a informação. Logo muitas pessoas, vão sendo "levadas" por outras, alguém diz; - Político é tudo igual, são todos ladrões! Com isso, generaliza á todos e dizem que o voto é algo desnecessário.
  • Falta de informação; sobre a importância do voto,nacompanhamento nas decisões acerca de projetos e propostas etc.

É comum do ser humano sempre reclamar, da cidade, do país do estado...mas será que estamos fazendo a nossa parte como cidadãos!

Acredite, seu voto é importante ele decide o destido da sua cidade, foi com luta que ele foi adquirido e não pode ser banalizado, por essa razão deve-se procurar saber sobre os candidatos e suas proposta, como também acompanha-lo para verificar se de fato, ele está trabalhando para o povo, caso venha a vencer as eleições.

Pensando nessas questões de participação popular na política foram desenvolvidos alguns projetos como; o projeto Adote um Distrital, que não tem fins lucrativos e não é ligado a nenhum partido político. A coordenação do grupo é feita pelo Movimento de Combate a Corrupção Eleitoral – MCCE e pelo Instituto de Fiscalização e Controle – IFC. Seu principal objetivo é fomentar o controle social e promover a eficiência nos gastos públicos. Neste intuito são fiscalizados os recursos aplicados pelo Governo do Distrito Federal e as atividades desenvolvidas no âmbito da Câmara Legislativa. Link - http://www.adoteumdistrital.org.br/

Outro projeto é o Excelências, que traz informações sobre todos os parlamentares em exercício em cada momento na Câmara dos Deputados e no Senado Federal. Os dados são recolhidos das próprias Casas legislativas, dos Tribunais de Justiça, dos Tribunais de Contas, de cadastros mantidos por ministérios e de outras fontes públicas. Informações eleitorais (financiamento, votações etc.) são extraídas do projeto Ás Claras, mantido pela Transparência Brasil. Link - http://www.excelencias.org.br/.

 

Acesse os links e saiba mais!

 

Carol Silva

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!